Um lugar para morarem nossas vontades: entrega d'as Bolsas Amarelas desenvolvidas pelo Nastácias&Gepetos

/
0 Comments
Em 2016, o Prolij fomentou o surgimento de um projeto vinculado chamado Nastácias&Gepetos: criando bonecos com vida!, coordenado pela graduanda em Letras e então bolsista do programa, Cymara Scremin Schwartz Sell. O projeto visava a criação e confecção de bonecos de pano representando personagens da literatura infantil juvenil, a serem distribuídas em escolas e em projetos sociais, para incentivar a leitura e a contação de histórias. Esse processo criativo foi desenvolvido inteiramente por voluntários, graduandos e egressos de Letras, que dedicaram uma tarde semanal ao desenvolvimento de desenhos, moldes e costuras!

Ao final do ano, o projeto havia desenvolvido alguns materiais internos e também um material para a distribuição a escolas e instituições sociais: o "kit" d'A Bolsa Amarela. Pois, inspiradas pela história de Lygia Bojunga, em que Raquel começa a guardar suas vontades em uma bolsa amarela de segunda mão, nossas Nastácias e Gepetos deram vida às suas próprias versões de bolsas e do galo Afonso, como o intuito de criarem, assim, "objetos mágicos" para incentivar a leitura e contação de histórias.

Desse modo, neste ano de 2017, foram procuradas instituições a que se doar esse material, sendo escolhidas: o Espaço Criativo Julio Emílio Braz, um projeto social que desenvolve atividades voltadas para o incentivo à leitura e à socialização com crianças no bairro Jardim Paraíso, e a própria Biblioteca Infantil Monteiro Lobato do Colégio Univille, anexo ao campus Bom Retiro da Universidade.

As entregas se deram em 30 de junho e 27 de setembro, e, agora, bolsa e galo ficam nesses espaços para fazerem despertar vontades em leitores em formação, de acordo com as propostas de cada mediador de leitura que deles utilizar! Com eles foram nossa vontade, porém, de fazer crescer o interesse pela leitura e pelo literário, e o encanto pela magia que uma "simples" bolsa pode provocar!

A Bolsa Amarela e Galo Afonso, material desenvolvido pelo grupo Nastácias&Gepetos.


Professora Berenice Rocha Zabbot Garcia entrega a Bolsa Amarela e o galo Afonso para Mariza Schiochet, representante do Espaço Criativo Julio Emílio Braz, no dia 30 de junho, na Biblioteca Pública Rolf Colin.

Professora Berenice Rocha Zabbot Garcia entrega a Bolsa Amarela e o galo Afonso à Kauane Cambruzzi, bibliotecária na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no dia 27 de setembro no Colégio Univille.



Posts relacionados

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.