Coleção "Livro dos livros"

/
0 Comments
O Prolij (Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil da Univille), em seus mais de 20 anos de existência, sempre se preocupou com a reflexão sobre "o que", "como", "para que", "para quem" e "por que" ler literatura infantil juvenil. Das discussões fomentadas no interior do programa, surgiram diferentes projetos, proposta e publicações sobre o seu objeto de estudo - sendo a coleção Livro dos livros uma dessas publicações. Sucedendo as três edições do livreto Sugestões de leitura para crianças e jovens, publicadas no fim da década de 1990 e início dos anos 2000, a coleção continua a ideia de indicar e fazer conhecidas obras de literatura infantil juvenil entre pais, professores, agentes promotores de leitura, graduandos em licenciaturas e quaisquer outras pessoas interessadas em conhecer títulos de literatura de qualidade.

Dessa forma, o primeiro volume, publicado em 2010 e relançado em 2011, transitou entre as indicações de leituras para várias idades; o segundo privilegiou os estudos africanos e afro-brasileiros, sendo publicado em 2012; e o último, de 2014 teve como ponto de partida a discussão da literatura indígena. Essas obras são todas resultantes da pesquisa e discussão intensa dos participantes do programa, que se debruçaram sobre as referidas temáticas e propostas, por vezes, durante anos.

Os volumes da coleção "Livro dos livros" são distribuídos gratuitamente pelo programa em seus eventos e ações. Caso deseje ter sua própria cópia deles, basta visitar-nos em nossa sala, conforme horário de funcionamento disponível aqui.



Livro dos livros, volume I: resenhas do Prolij


Organizadores: Alencar Schueroff e Sueli de Souza Cagneti
Ano de publicação: 2010
Editora: Univille
167 páginas


Livro dos livros, volume II: literatura africana e afro-brasileira


Organizadores: Cleber Fabiano da Silva, Sonia Regina Reis Pegoretti e Sueli de Souza Cagneti
Ano de publicação: 2012
Editora: Univille
127 páginas


Livro dos livros, volume III: A literatura indígena


Organizadores: Alcione Pauli, Cleber Fabiano da Silva e Sueli de Souza Cagneti
Ano de publicação: 2014
Editora: Univille
124 páginas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.