Sobre o PROLIJ

/
0 Comments
Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil tem seus objetivos em consonância com os pilares da universidade, enfatizando em suas atividades o ensino, a pesquisa e a extensão. Responsável pela promoção, crítica e circulação da Literatura Infantil Juvenil na região norte do Estado de Santa Catarina, contribui social e culturalmente com a comunidade acadêmica e não-acadêmica tornando-se um centro de referência na área em que atua.
A ideia inicial surgiu no ano de 1997, a partir de um projeto de pesquisa intitulado: Levantamento de critérios para seleção de textos para crianças e jovens realizado pela Professora Doutora Sueli de Souza Cagneti, hoje professora Sênior da Univille, com os alunos de Letras e Pedagogia. O PROLIJ sempre buscou em suas atividades realizar momentos de extensão comunitária através de: palestras, oficinas, debates, contação de histórias, publicação de livro, artigos, ensaios, jornais, revistas científicas, blog do PROLIJ e outros variados veículos midiáticos. São feitas comunicações dos resultados dessas pesquisas em seminários e congressos nacionais e internacionais, promovendo e divulgando o trabalho realizado em nossa cidade e região, bem como, discutindo e validando junto à comunidade científica tais descobertas, fazendo contatos para trocas de experiências na área da Literatura Infantil Juvenil. 
Dentre os eventos em que esteve presente: Congresso de Leitura do Brasil (Campinas-SP), Simpósio Internacional – Brasil: 500 anos de descobertas literárias (Brasília), Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil (Presidente Prudente), Seminário Nacional de Iniciação Científica (Ouro Preto), Lectura ’99 – Para leer el siglo XXI – (Havana – Cuba), Congresso Mundial IBBY (Cartagena de Índias – Colômbia), A Literatura e as Artes em torno da Criança (Ilha da Madeira – Portugal), 30th  IBBY World Congress: Children’s Literature and Social (Macau – China), Corso Estivo: Carlo Collodi, L’ Ottocento e La Letteratura Per I’infanzia (Toscana – Itália), Conferência de pós-doutorado (Perugia – Itália), International Conference of Story Telling (Nova Deli – Índia), 11th Story Telling Festival of Shiraz (Irã), 2º Convegno Internazionale Sull’ Umurismo in Prospettiva Interculturale (Lucca – Itália), VI Enkidu Summer Conference (Cidade do México – México) , III Congresso Internacional de Literatura Infantil (Chaves – Portugal).
O espaço da pesquisa aliada à extensão torna-se marca do programa que, atendendo às demandas e solicitações, começa a preparar seus próprios seminários. Desse modo, anualmente, no mês de abril (em geral, embora ocorram variações) realiza o Abril Mundo – momento para partilhar as descobertas e ideais prolijianos com a comunidade interna e externa. A escolha desse mês está vinculada a dois importantes acontecimentos: o nascimento do considerado pai da literatura para os pequenos – Hans Christian Andersen e de Monteiro Lobato – que recebe o mesmo título em contexto brasileiro. Assim, em 2005, surge a primeira edição do evento cujas temáticas partem das discussões realizadas no grupo.
A partir de 2010, o evento passou a acontecer a cada dois anos, pois mudanças em sua estrutura estão sendo efetivadas para dar mais amplitude e maturidade. No Abril Mundo 2012 contou com comunicações, publicações em anais e outras melhorias para firmar-se como referência na área em nossa região. Em 2014 o evento foi transferido para 2015.  O PROLIJ neste ano completa 18 anos. Dessa forma, o evento Abril Mundo foi resignificado e foi realizado em forma de exposição, sorteios de livros e com contação de história.
O PROLIJ, também no eixo do ensino, proporciona desdobramentos de suas pesquisas que se transformaram em argumentos e ideias para Trabalhos de Conclusão de Curso.
Para além dessas contribuições, o PROLIJ publicou três edições do livreto de Sugestões de Leitura para Crianças e Jovens, com indicações para os pais, professores, agentes e promotores da leitura, enfim, para todos os interessados em conhecer títulos de literatura infantil e juvenil de qualidade. E, amplificando o livreto foi criado a Coleção Livro dos livros: resenhas do Prolij,  que já publicou três livros. O primeiro transitou entre as indicações de leituras para várias idades, o segundo privilegiou os estudos africanos e afro-brasileiros e o último, publicado em 2014, teve como de partida a discussão da literatura indígena. A coleção é da Editora da Univille, e conta com escritas refinadas sobre obras literárias e teóricas estudadas pelos participantes do programa e publicadas no blog do PROLIJ.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.